Salou tornou-se, por méritos próprios, um dos principais centros turísticos da Costa Dourada.
Ao longo de seu extenso litoral, protegido pelo cabo de Salou, sucedem-se bonitas praias e enseadas com areia fina, que gozam de um clima excepcional e oferecem uma infinidade de possibilidades para desfrutar do mar, assim como de vários tipos de desportos náuticos.
O longo Paseo de Les Palmeres é um dos lugares emblemáticos desta cidade da província de Tarragona, onde o lazer e a diversão estão garantidos.Os arredores de Salou permitirão descobrir bonitos lugares ou passar um dia inesquecível no parque temático Universal’s Port Aventura.Tudo isso sem se esquecer da culinária local, baseada nos excelentes produtos do mar.
Esta cidade surgiu como um pequeno núcleo de origem mercantil e pesqueira, conta com uma tradição turística centenária, graças a seu bom clima e a um litoral de águas transparentes.
Entre o cabo e Vilafortuny, Salou tem uma extensa faixa costeira na qual amplas praias, como as de Llevant ou Platja Llarga, alternam-se com lindas enseadas de areia fina e dourada.Uma oferta de sol e praia que é complementada com as inúmeras possibilidades oferecidas pelo seu porto desportivo, onde atracam vários tipos de embarcações de lazer e ponto de referência na hora de praticar qualquer desporto náutico.
A cidade O Paseo de Les Palmeres, que avança em paralelo à emblemática praia de Llevant, é a artéria principal de Salou. Esta longa avenida, principal ponto de encontro tanto para os habitantes da vila como para os de fora, reúne alguns dos principais complexos turísticos da cidade.Neste movimentado calçadão chamam a atenção alguns belos exemplos de arquitetura modernista, como a torre de Cal Bonet, assim como o monumento erigido em memória do rei Jaime I, que escolheu o litoral de Salou para empreender a conquista de Maiorca na Idade Média. Ao cair a noite, Salou concentra neste ponto e em seus arredores uma animada vida noturna, que distribui-se entre seus numerosas esplanadas, bares, restaurantes e discotecas.
O percurso pela cidade leva a descobrir outros lugares interessantes, como a Torre Vella, edificação do século XVI e habilitada como sede de exposições e atos culturais, ou a contemplar a antiga estação ferroviária, atualmente restaurada.Para completar a grande oferta de lazer de Salou, vale a pena ir aos arredores para viver um dia inesquecível nas instalações do parque temático Universal’s Port Aventura, um dos mais importantes da Espanha.Arredores e culinária. A localização de Salou convida a percorrer diversos lugares, tanto na costa como no interior da província. Vários quilômetros ao leste, Tarragona possui um importante legado monumental e extensas praias.
O seu conjunto arqueológico romano, declarado Patrimônio da Humanidade, é um dos pontos de interesse da capital.Também em plena costa há cidadezinhas como Calafell, Torredembarra e Cambrils, que combinam construções históricas com excelentes infraestruturas turísticas. No interior da província fica o importante conjunto monumental formado pelos edifícios modernistas da praça de Prim e a Casa Navàs de Reus. Por sua vez, a Rota dos Mosteiros do Císter, leva a conhecer os mosteiros de Santes Creus e de Poblet, este último declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No extremo sul da província fica o Parque Natural do Delta do Ebro, um espaço protegido que é considerado uma das áreas alagadiças mais importantes da Península Ibérica. Na culinária local os protagonistas são os excelentes peixes e frutos do mar procedentes do litoral.
Assim, gozam de reconhecida fama em toda a zona os crustáceos de Cambrils e os camarões de San Carlos de la Rápita. A salsa romesco (molho elaborado com pimentões vermelhos secos, tomates e amêndoas) serve para acompanhar tanto as verduras do interior como os peixes. Por sua vez, os extensos vinhedos da província dão origem a cinco interessantes denominações de origem: Tarragona, Conca de Barberá, Penedés, Priorat e Terra Alta.