Picos da Europa
Cangas de Onis:
Cangas de Onís, capital do município de mesmo nome, fica no meio do vale formado pelos rios Sella e Güeña.
O mais representativo da vila é sua Ponte romana, declarada Monumento Histórico-Artístico em 1931. Tem cinco arcos, três deles apontados, e no central fica pendurada uma reprodução da Cruz da Vitória. Também se destaca a ermida de Santa Cruz devido à antiguidade de sua construção, sobre um dólmen, no ano 437. Foi reedificada pelo rei Favila no ano 737 para custodiar a Cruz da Vitória. A última reconstrução é posterior à guerra civil, e deixou exposto o dólmen, que data do ano 3000 a.c, do qual se originaram os blocos laterais. Outras construções de interesse são a Prefeitura, do final do século XIX; o palácio Cortés, de estilo renascentista; e a Capela de San Antonio, do século XVI.
Covadonga:
Covadonga é o lugar onde se iniciou a Reconquista a cargo do rei Pelayo, que repousa na gruta junto à Santina. É a entrada do Parque Nacional dos Picos de Europa.
A basílica, junto à gruta onde se venera a imagem da Santinha, é lugar de culto e peregrinação de todos os asturianos. A basílica é um edifício de estilo neorromânico, com duas altas torres que ladeiam a entrada principal. Em seu interior alberga obras de grande valor, como uma tela de Madrazo. Na praça da basílica, está a estátua do rei Pelayo. Em uma gruta, acessada por uma grande escada, está a imagem da Santinha, o túmulo do rei Pelayo e a do rei Alfonso I. Da gruta surge uma queda dagua e aos pés desta uma fonte de sete orifícios. No altar, um painel de ouro representa a batalha de Covadonga.
Os lagos de Covadonga ficam em pleno Parque Nacional dos Picos de Europa, a pouco mais de 20 quilômetros da cidade de Cangas de Onís. São um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, já que estão situados muito perto do belíssimo Santuário de Covadonga e aparecem numa miragem em uma linda paisagem de alta montanha. O acesso por estrada é fácil e nos arredores há vários caminhos para percorrer. Seja um adepto do montanhismo ou simplesmente um viajante à procura de imagens panorâmicas inesquecíveis, este é um dos lugares da Espanha Verde que é preciso visitar pelo menos uma vez na vida.