Situada na região alicantina de La Marina Baixa, Benidorm é um dos principais destinos turísticos da Costa Branca, graças às suas excelentes praias, assim como a uma ampla oferta de acomodações, bares e restaurantes, e atividades de lazer.
Benidorm é um dos grandes centros turísticos da Costa Branca de Alicante. As suas praias de areia fina, as suas águas cristalinas e um excelente clima durante o ano inteiro deram uma merecida fama a esta localidade, dotada com infraestruturas e serviços de alta qualidade. Sem dúvida, um dos maiores atrativos de Benidorm são as suas praias. Um litoral de cinco quilômetros de extensão balizados por extensos areais e pequenas prainhas onde pode desfrutar de um refrescante banho de mar, assim como praticar inúmeros desportos náuticos: mergulho, esqui aquático, windsurf, vela, etc.Situada ao norte do porto, a praia de Levante é uma das mais bonitas da cidade. A sua localização urbana, além de dotá-la de numerosos serviços, permite o acesso fácil aos seus mais de dois quilômetros de areia dourada e fina. Esta emblemática praia é delimitada por um movimentado calçadão que, repleto de bares e restaurantes com mesas ao ar livre, oferece um grande agito noturno. Ao sul da localidade estende-se a praia de Poniente, com três quilômetros de comprimento. Da mesma forma que a de Levante, conta com um longo calçadão e dispõe de todos os tipos de serviços que a tornam acessível e confortável. Entre as duas praias mais famosas de Benidorm se situa Mal Pas, uma tranquila prainha de areia fina próxima ao centro histórico e ao porto.Por sua vez, Ti Ximo e La Almadrava surgem no extremo setentrional de Benidorm, onde a costa fica mais acidentada e inacessível. Afastadas do centro urbano, estas tranquilas prainhas naturais permitem afastar-se do agito da cidade e dar um bom mergulho nos seus magníficos fundos de pedra.
A cidade e o lazer
O centro histórico de Benidorm se assenta sobre um promontório situado entre suas duas praias principais, Levante e Poniente. É o lugar onde a cidade nasceu, um primitivo núcleo de pescadores onde se destaca a igreja de San Jaime. Construída no século XVIII, suas abóbadas azuladas erguem-se sobre uma trama de ruelas estreitas e pitorescos cantinhos. A ponta do Cerro Canfali desemboca no Balcón del Mediterráneo, um magnífico miradouro que oferece uma linda vista panorâmica do mar. Aos dois lados do centro histórico se estendem as amplas avenidas e ruas comerciais que compõem a Benidorm moderna. Uma cidade dedicada ao turismo, que oferece uma ampla variedade de serviços, entre os quais estão incluídos diversos estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e bares. As possibilidades de lazer em Benidorm são infinitas: percorrer o longo calçadão da orla, desfrutar de espaços como o parque de L’Aigüera, que fica perto do centro, ou passar um dia inesquecível na Terra Mítica, o parque temático do Mediterrâneo. Também, conta com numerosas instalações desportivas, entre elas uma escola de vela e várias escolas de mergulho. O porto permitirá realizar uma excursão de barco até a pequena ilha de Benidorm, situada no centro da enseada. Diz a lenda que a ilha é um pedaço de rocha do monte próximo Puig Campana que o valente Rolando cortou com sua espada durante uma expedição guerreira de Carlos Magno. Os seus ricos fundos marinhos fazem dela um paraíso para os praticantes de mergulho.
Culinária, festas e arredores
Peixes e arrozes constituem a base da gastronomia local. A paella é um dos pratos emblemáticos, junto com os frutos do mar cozidos ou na chapa, e o peixe, tanto cozido como frito ou ensopado. O alho e o azeite de oliva unem-se para formar o molho ali–oli, que acompanha diversos pratos. Entre os doces de Alicante figuram o bolo de amêndoa, os torrones e os sorvetes. Os vinhos com Denominação de Origem Alicante, a misteleta (vinho doce) e a orchata (à base de chufa e protegida com denominação de origem) são típicos da região. Benidorm é um lugar alegre e festivo. As festas patronais em homenagem à Virgen del Sufragio e San Jaime Apóstol, que são celebradas a partir do segundo domingo de novembro, oferecem um programa variado, que inclui desfile de carruagens, encenações teatrais e fogos de artifício. Alguns dias depois, no centro histórico da localidade, ocorre a Festa de la Carxofa, de grande tradição popular. Outras festas destacáveis são as Fogueiras de San Juan e a Festa de Mouros e Cristãos, ambas em junho.Os arredores de Benidorm têm uma grande beleza natural. Ao norte, o terreno fica mais abrupto, com serras e falésias que se estendem para o mar e o Parque Natural da Serra Gelada. Neste lugar aparecem vilarejos como L’Alfàs del Pi e Altea. Por sua vez, junto ao Parque Natural del Peñón de Ifach fica Calpe, uma harmoniosa cidade que soube combinar a conservação do seu patrimônio monumental com as infraestruturas turísticas.Ao sul de Benidorm ficam localidades como Villajoyosa, capital da Marina Baja. E atravessando a Serra de Aitana, o interior setentrional proporciona um passeio por Cocentaina, importante núcleo medieval, e Alcoy/Alcoi, cidade famosa por sua festa de Mouros e Cristãos, declarada de Interesse Turístico Internacional.Finalmente, as montanhas de Alicante oferecem também a possibilidade de percorrer o Parque Natural del Carrascal de la Font Roja, nos arredores de Alcoy.